quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Como estudar matemática?


A Matemática é, relativamente, fácil e interessante. Mas, para que ela se apresente assim para o aluno, será preciso:


  • prestar muita atenção nas aulas, pedindo esclarecimentos, sempre que for necessário;

  • fazer os exercícios de classe, solicitando ajuda do professor, sempre que precisar;

  • corrigir os exercícios de classe para que estejam todos certos em seu caderno ou apostila na hora de revê-los para a prova;

  • rever os pré-requisitos básicos;

  • usar rascunho para fazer as operações;

  • organizar os cálculos com capricho;

  • não tentar memorizar os conteúdos e sim, compreendê-los, pois só desta maneira se aprende a raciocinar;

  • ao chegar em casa, começar por revisar a aula a que assistiu, copiar o enunciado dos exercícios já feitos, tentar refazê-los sozinho e conferir os resultados. Somente depois disso, passar a fazer os exercícios de casa;

  • resolver as expressões por partes e lembrar-se de substituir os resultados parciais;
com relação aos PROBLEMAS:


  • lê-los, com atenção, até entendê-los perfeitamente;

  • encontrar ligação entre o que é dado e o que é pedido;

  • buscar diferentes caminhos para resolvê-los, planejando sua solução através de esquemas, perguntas, fórmulas, etc;

  • não se dar por vencido até encontrar um caminho e, então, iniciar sua resolução;

  • conferir se os dados foram copiados corretamente;

  • efetuar os cálculos com a máxima atenção;

  • revisar os cálculos, pois a maioria dos erros nos problemas está nas operações;

  • reler a pergunta, para respondê-la adequadamente.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Você já deve ter perguntado a si mesmo (ou ao professor ...);

Para que eu devo estudar Matemática?"

Há três respostas possíveis:

  • a Matemática permite que você conheça melhor a realidade;

  • a Matemática pode ajudar você a organizar raciocínios;

  • a Matemática pode ajudar você a fazer descobertas,
Este blog e as orientações de seu professor constituem um ponto de partida.
O caminho para o conhecimento é você quem faz.

Desafios





Desafio 1


35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!

Desafio 2


Você tem 10 soldados. Forme 5 filas com 4 soldados em cada uma.


Desafio 3

Determine o próximo número da sequênciâ?

2, 10, 12, 16, 17, 18, 19, ...

Desafio 4

Três homens querem atravessar um rio. O barco suporta no máximo 130 kg. Eles pesam 60, 65 e 80 kg. Como devem proceder para atravessar o rio, sem afundar o barco?

Desafio 5

Quantos noves existem entre 0 e 100?

Desafio 6

Na figura abaixo, insira os números 1, 2, 3, 4, 5 e 6 nos círculos, de tal modo que a soma de cada lado seja sempre igual a 10.

Desafio 7


Um gavião viu um grupo de pombos, chegou perto deles e disse:Olá minhas 100 pombinhas.
Uma delas respondeu:
Não somos 100 não meu caro gavião,
seremos 100, nós, mais dois tantos de nós
e mais você meu caro gavião.
Quantos pombos há neste grupo?
Desafio 8
Forme um quadrado mágico com os números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 tal que, a soma dos números de qualquer linha, qualquer coluna ou qualquer diagonal deverá ser sempre igual a 15.







sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Exercícios: operações com números naturais (IN)

1) Em um ônibus cabem 35 pessoas sentadas e 20 pessoas em pé. Quantas pessoas cabem dentro deste ônibus?

Dentro deste ônibus cabem____pessoas.
Operação utilizada:_______

2) Maisa tem 15 balas e quer dividir igualmente essas balas em 3 pessoas.Quantas balas cada pessoa irá ficar?

Cada pessoa irá ficar com_____balas.
Operação utilizada:______

3) Um prédio tem 5 andares, cada andar tem 4 apartamentos. Quantos apartamentos têm neste prédio?

Neste prédio tem______apartamentos.
Operação utilizada:________

4) Gabriel comprou um saco com 20 balas. Ele deu 14 balas pra sua prima. Com quantas balas Gabriel ficou?

Gabriel ficou com______balas.
Operação utilizada:_______

5) Luiza tem 40 papéis de carta e Marina tem 60. Quantos papéis de carta Marina têm a mais que Luiza?

Marina tem_____papéis de carta a mais que Marina.
Operação utilizada:_______

6) Mirella tem 12 bombons e ganhou mais 13 bombons da sua tia. Com quantos bombons Mirella ficou?

Mirella ficou com_____bombons.
Operação utilizada:________

7) Carolina tem 12 anos, e sua irmã Camila tem o dobro da sua idade. Quantos anos Camila têm?

Camila tem____anos.
Operação utilizada:_______